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domingo, 4 de novembro de 2012

Tutorial Criar Skin Para o Xbox

Criando sua Skin para M$ Dashboard:

Quer fazer uma skin para tHc? Colorir os mechs?

Antes de começarmos, gostaria de dar uma breve explicação sobre a dashboard e seus arquivos de textura.

As texturas da dashboard são nada mais e nada menos do que arquivo de formato “DDS” comprenssados em arquivos de formato “XBX”.

O que é dds?
São um formato de texturas usadas em alguns vários jogos de xbox e pc.

O que é xbx?
É um formado compressado de texturas que o xbox consegue ler.

Que jogo tem texturas DDS?
Hm… vamos em alguns exemplo?
- Dead or Alive 3
- Grand Theft Auto 3
- O.TO.GI 2

Antigamente era bem mais difícil se fazer uma textura de xbox, pois tinha que se fazer meio que “na marra” mas hoje em dia é bem fácil e sem erro… pois hoje existe ferramentas que fazem conversão automática das texturas. Vamos ao que interessa!?!?!

Requerimentos:
1) Plugin DDS para photoshop.
2) Bundler.
3) Fast xbx>dds>img/img>dds>xbx.
4) Winxip.
5) Programa de imagem.
6) Talento e Criatividade
7) HeXbe.

Vamos a algumas referencias e dicas para os requerimentos:
1) Você pode pegar o plugin de arquivos dds na seguinte página:
http://developer.nvidia.com/object/nv_texture_tools.html

Notas: Para abrir arquivos dds você precisa dum programa de imagem, tais como photoshop ou paint shop pro.

2) Bundler é uma ferramenta de conversão de texturas bmp, tga, dds para xbx. Essa ferramenta é da microsoft e vem junto com o xbox SDK.

Notas: para obter essa ferramenta você terá de adquirir o sdk do xbox e instalar em seu pc. ou então arrumar um amigo camarada para te passar tal ferramenta. (não venham pedir pra mim).

3) Isso é uma ferramenta de conversão automática de texturas. muito útil e ja ajuda 100% a fazer conversão das texturas. Antigamente eramos obrigados a ir na marra, mais agora com essa ferramenta tudo passou a ser uma mão na roda!

Notas: Pega essa ferramenta em:
http://www.xbox-scene.com/

4) Winxip é um manipulador de arquivos da dashboard do xbox. Com ele você pode extrair, injetar as texturas xbx! Ele é indispenssavel para alguém que quer virar m$ dash-skinner.

Notas: Pega essa ferramenta em:
http://www.xbox-scene.com/

5) Eu uso Adobe Photoshop Cs (versão 8.0)

6) Isso fica por conta própria, pois num posso ensinar alguém a ter talento ou criatividade para fazer algo, pois é uma coisa natural de cada pessoa

7) Esse programa serve para você colorir os mechs!

ok.. o que é mech?
Mechs são as partes 3D da sua dashboard.
Você pode colorir aquilo da cor que você quiser e bem entender.

Procedimentos:
Primeiramente pegue todos os programas e ou coisas requeridas e instale em seu pc.

Então você vai precisar agora de baixar a dashboard ORIGINAL sem modificações para seu pc.

Notas: Os arquivos da dash são os seguintes abaixo:
C:\xboxdashdata.???????? = Diretório
C:\xboxdash.xbe = Arquivo

Porque: xboxdashdata.????????
Porque as interrogações significam a versão da sua dashboard.

Dica!
- Procure uma dashboard retail versão: 10027100 ou 1012a700

Depois que a dash tiver em seu pc.
Abra o winxip e você irá precisar de extrair os seguintes arquivos da sua dashboard:

GameHilite_01.xbx
Encontra em: default.xip

Outline.xbx
Encontra em: music2.xip e settings3.xip

xbox4.xbx
Encontra em: mainmenu5.xip

xboxbg.xbx
Encontra em lugar nenhum, é necessário criar a textura e mandar depois para o default.xip

xboxlogo.xbx
Encontra em: default.xip

xboxlogow.xbx
Encontra em: default.xip

Notas: Quando digo extrair os arquivos de texturas.. óbvio.. que você apôs abrir o winxip vai no menu “file” depois em “open” dai então vai escolher o arquivo xip da pasta xboxdashdata.????????.

Outra observação: Vou usar a WebBoX como exemplo durante o tutorial;.

O que é o que ai + Informações das imagens
GameHilite_01 = Botões Marcados (Foto Abaixo)



Notas: GameHilite_01 é quando você seleciona algo no menu, dai fica marcado com uma outra textura, como na primeira foto de exemplo, a minha seleção estava em “música” como podem ver, aquila textura é diferente das demais.

A texura do GameHilite_01 deve ter as seguintes propriedades:
Formato: BMP
Tamanho: 512×33 Pixels
Cores: 24Bit

Outline = Botões Desmarcados (Foto abaixo)



Notas: Outline é um botão desmarcado da sua dashboard, como podem ver na foto a minha seleção está em “emuladores” e eu mostrei abaixo a textura do botão desmarcado. ela é usada em algumas partes da dash, tais como: menus de configurações, menus de música, menus do xbox live, TUDO ISSO sem seleção de menu presente.

A texura do Outline deve ter as seguintes propriedades:
Formato: BMP
Tamanho: 512×33 Pixels
Cores: 24Bit
Brilho: Mais Escuro possivel (Mais do que as demais texturas)

Xbox4 = Textura da Bolota (Foto Abaixo)


Notas: Como podem ver na foto, a xbox4 é a foto da bolota do menu principal, a primeira foto é uma foto da WeBboX 1.0, uma foto antiga mais creio que deu para entender..

A texura do xbox4 deve ter as seguintes propriedades:
Formato: TGA
Tamanho: 512×512 Pixels
Cores: 32Bit
Transparência: Área em azul

XboxBG = Textura de Fundo (Foto Abaixo

Image

Notas: XboxBG é a textura de fundo, ela não é animada, é apenas um plano de fundo para a sua skin.

A texura do xboxbg deve ter as seguintes propriedades:
Formato: BMP
Tamanho: 1024×512 Pixels
Cores: 24Bit
Brilho: -40% (Usando Photoshop)

Xboxlogo e Xboxlogow = Textura de Boot/Fundo dos Menus da tHc (Foto abaixo)

Notas: Na primeira foto você ve o logo certo? então.. caso você vá fazer apenas uma skin para m$ dash sem o uso da tHc, você vai precisar de fazer uma imagem coerente para que a imagem dos boots do xbox fiquem legais…

As texturas são 2, uma mais “achatada e outra mais larga” A textura achatada é a xboxlogow e a larga é a xboxlogow.

Se você fizer uma skin para tHc será preciso editar apenas a segunda textura (xboxlogow) que é mostrada na segunda foto.

As texuras do xboxlogo e xboxlogow devem ter as seguintes propriedades:
Formato: BMP ou TGA
Tamanho: 1024×512 Pixels
Cores: 24Bit
Brilho: -20% (Usando Photoshop)
Contraste: -30 (Usando Photoshop)


Agora que você tem as informações das texturas, basta você então criar elas da forma em que disse para que então possamos começar a mecher com a 2ª etapa da criação de skins.

A segunda etapa é a conversão das imagens para as texturas XBX.
Para isso é necessário ter instalado no seu pc o programa fast xbx>dds>img.

Ao instalar esse programa, será necessário que você mande para pasta “tools” o arquivo: “bundler.exe”.

Sem o Bundler você não vai poder converter as texturas para xbx.

Então após copiar o bundler você vai precisar de mandar as seguintes imagens para as seguintes pastas do programa de conversão de imagens automatica:

GameHilite_01, xboxbg e outline. = pasta “img”
xbox4 = pasta “tools”

Notas: O Fast xbx>dds>img funciona de forma “meio manual” pois para converter as texturas, é necessário que você mande elas paras pastas do programa. Isso fala no readme do programa, sem erro…

O que é textura comum você manda pra pasta “img”
O que é textura DDS você manda pra pasta “dds”
O que é textura XBX você manda pra pasta “xbx”

Podem ver que o xbox4 não será convertido pelo Fast, então como fazer a conversão da textura da “bolota” ?

1) Copie a imagem para a pasta onde está o bundler.
2) Vá para o prompt do M$ Dos e digite: bundler imagem.tga -o imagem.xbx

Notas: O comando a seguinte é:
Bundler (chama o programa)
imagem.tga (sua imagem de entrada, a bolota em formato TGA 32bit)
-o (é a opção para converter para xbx)
imagem.xbx (é a sua imagem de saída, a bolota em formato XBX)

Se der uma mensagem de erro, é normal.. a textura foi criada.
será criado na pasta de onde o bundler está os seguintes arquivos:
xbox4.h (Pode deletar)
xbox4.xbx (você precisa dessa)

É necessário que você converta a imagem da bolota dessa forma porque se você converter ela no Fast, você irá ter resultados ruims, tais como erros na imagem e erros de cores.

Você pode também converter dessa forma as seguintes texturas:
GameHilite_01 e Outline

Deixando as texturas: xboxbg, xboxlogo e xboxlogow
Para serem convertidas no Fast.

Imagem abaixo…


Convertendo as texturas no Fast:
Após mandar as imagens pra pasta “img” do programa. Será preciso que você converta primeiro as suas imagens para DDS e depois converta os DDS para XBX.

Notas: Muito atenção com isso. Depois que converter, basta buscar as imagens na pasta “xbx” do programa Fast.

Usando o HexBe:
Para usar o hexbe e colorir os mechs, eu fiz um mini tutorial que está disponível na evoxbrasil.

Site: http://evoxbrasil.gamehall.com.br/

Vamos usar a lógica?
Se você EXTRAIU tais texturas, agora é só injetar

ps: SEMPRE TENHA BACKUP DA DASH ORIGINAL.

Para abilitar o fundo (xboxbg) é necessário fazer a seguinte alteração no arquivo default.xap do arquivo default.xip

1) extraia do default.xip o arquivo default.xap
2) abra com o bloco de notas e procure por: DEF TheBackground Background
3) faça a seguinte alteração para que fique igual o código abaixo:

Código:

DEF theBackground Background
{
skyColor 0 0 0
backdrop ImageTexture { url “xboxbg.xbx” }
}

4) salve as alterações
5) importe o arquivo para o default.xip com o winxip


Pronto..
Você ja tem as texturas necessárias para a dashboard.
Você conseguiu (espero que sim) criar uma skin

Espero ter contribuído e ajudado um pouco.
Quem sabe vem mais tutoriais por ai (hehe quando eu tiver saco

Notas Importantes:
Não vou dar qualquer tipo de suporte particular (via icq ou mp)
Não vou ceder programas ou arquivos da dash
Não me responsabilizo por cagadas feitas por você em seu x

Antes e Depois:

Como podem ver essa é a skin Web BoX, usei ela de exemplo para fazer o tutorial.

Essa skin foi criada por Mim e Sid Dharta, Adni(Autor da Arte Gráfica).
No caso da foto, a dash em uso é a tHc + WeB BOX Skin aplicada.

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